" A CULINÁRIA É A MAIS NOBRE DAS ARTES, OBJETIVA, CONCRETA, JAMAIS ABSTRATA. ESTÁ LIGADA À VIDA E A SAÚDE"
CORA CORALINA

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Hamburguer


Quem pensou que o hambúrguer foi criado pelos americanos está redondamente enganado. Os americanos só conheceram a novidade em 1904, durante a Feira Mundial de Saint Louis. O hambúrguer descobriu a América na segunda metade do século XIX, levado pelos imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo, razão pela qual o seu primeiro nome no Novo Mundo foi hamburg steak. Era uma comida rústica. Os primeiros que a apreciaram nos Estados Unidos foram os marinheiros, que aproveitavam a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo enquanto trabalhavam.


As suas origens, no entanto, podem ser encontradas no passado remoto. Durante os séculos XII e XIII, a Europa conheceu as invasões dos chamados mongóis. Entre os povos que se agrupavam sob essa denominação estavam os tártaros, tribos nómadas guerreiras que habitavam as estepes russas. Os tártaros introduziram na Europa a técnica de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível. Diz a lenda que os cavaleiros tártaros costumavam levar a carne crua debaixo da sela quando galopavam nas suas incursões guerreiras. Na hora de comer, o bife tártaro já se tinha tornado numa pasta. O que se sabe com certeza é que os tártaros foram os que apresentaram o hambúrguer aos hamburgueses. Estes ficaram com a fama de terem sido os inventores do hambúrguer.
Fonte: Sabe Tudo




Em 1836, no restaurante Del Monico’s, em Nova Iorque, o hambúrguer ganhou, pela primeira vez, estatuto de iguaria e passou a constar no cardápio - entre duas fatias de pão, já em formato de sanduíche.











Algumas variações da receita original 






Receita de hamburguer do Jamie Oliver

PASSO A PASSO

  1. Corte o acém e moa-o no processador. Isso é ótimo, porque você fica com alguns pedaços de carne menores e outros maiores. Numa frigideira grande, frite a cebola em azeite por cerca de 5 minutos até ela ficar macia, mas não dourada. Isso vai um toque adocicado ao hambúrguer. Junte a cebola à carne.
  2. Num pilão, soque o cominho, as sementes de coentro, o sal e a pimenta até ficarem finos. Acrescente a mistura à carne.
  3. Adicione o parmesão, a mostarda Dijon, o ovo e metade do pão ralado e misture. Se estiver muito grudento, adicione mais pão ralado.
  4. Abra um pedaço de papel manteiga, salpique pão ralado por cima. Modele os hambúrgueres, coloque-os sobre o pão ralado e salpique mais pão ralado por cima. Estes hambúrgueres ficam melhores se forem esfriados na geladeira por cerca de 1 hora antes de serem fritos.
  5. Aqueça um pouco de óleo numa frigideira e frite os hambúrgueres em fogo médio-alto por cerca de 8 a 10 minutos, virando-os de vez em quando. Sirva-os em pão de hambúrguer tostado, com queijo, tomate, alface, cebola, pepinos em conserva, ketchup, etc...



Um comentário:

Related Posts with Thumbnails