" A CULINÁRIA É A MAIS NOBRE DAS ARTES, OBJETIVA, CONCRETA, JAMAIS ABSTRATA. ESTÁ LIGADA À VIDA E A SAÚDE"
CORA CORALINA

Livros



 Indispensável !!!!  o livro  “Cora Coralina, doceira e poeta”. Que livro maravilhoso! Uma viagem poético-visual-saborosa em torno do universo de Cora, especialmente da sua atividade à frente do fogão e dos seus tachos de cobre, o que a levou a dizer: ” – Sou mais doceira do que poeta”.






"Comidinhas de Rua" apresenta receitas de pequenas porções com os sabores mais incríveis do mundo. São mais de 90 sugestões e todas fáceis de preparar. O chef e autor do livro, Tom Kime, apresenta receitas de saborosas iguarias vendidas em mais de 20 países. O leitor aprenderá a fazer pratos para o café-da-manhã como os mexicanos, almoço como os italianos e jantar como os tailandeses. Dividido entre anotações de bordo do autor, que conta como descobriu os pratos, e as receitas, este livro é ideal para os curiosos e amantes da culinária.

As Receitas são incríveis e os lugares fantásticos dá vontade de viajar o mundo todo como fez Tom Kime. O único porém é que como as receitas são bem regionais os ingredientes não são fáceis de se encontrar.




Meu ídolo!!! Dispensa até comentários!



 Eu adoro  programa de culinária na televisão e se tem um que gosto de verdade,  é o programa da Nigella .
Essa inglesa cozinha do jeito que eu gosto, com paixão, com sentimento…., ela (como eu rsrsrs) rouba parte dos ingredientes enquanto cozinha e ataca a geladeira com gosto e come chocolate deitada antes de dormir!!!!



Quer se deliciar, literalmente, com um ótimo livro?
O crítico de cinema Rubens Ewald Filho e a jornalista Nilu Lebert lançaram recentemente o livro “
O Cinema Vai à Mesa“, com comentários sobre 27 filmes e suas receitas. Os autores chamaram 20 chefs estrelados para executar os pratos dos longas. O resultado é um cardápio com a baiana moqueca de siri mole de Vadinho, em “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, as entradas apimentadas servidas em “Casamento Grego“, os main-course do clássico “A Festa de Babette” e até a cozinha rock de “Maria Antonieta“.

O melhor de tudo é ter alguém em casa que coloca todos os filmes ou pelo menos quase todos eles na prateleira!!
Eu adorei este livro têm receitas simples e elaboradas.




"This is the classic guide to French cooking, whit over 1,ooo clear, authentic and delicious recipes for everything from Boeuf Bourguinon to the perfect omelette.Bon appetit!"

Sim ele é um livro com receitas clássicas e fantásticas da autêntica culinária francesa.Mas para quem já viu o filme Julie & Julia, ele realmente tem um significado especial . É sem dúvida dentre todos os livros que ganhei uma espécie de filho caçula (não deixo de amar meus outros livros, mas este é um pequeno tesouro.) 







Eu adoro livros de receita que trazem além de gastronomia, a história de um lugar. A autora escreveu este livro reunindo anotações de suas avós e tias.As receitas são fáceis, os ingredientes comuns mas, mesclados de uma forma inusitada. As receitas de Strudel e de outras sobremesas são deliciosas.






"Todos os segredos da culinária mais festejada da França. Ilustrado, mostra o preparo de pratos passo-a-passo, traz dicas, receitas dos principais chefes e sugestões de cardápios. São mais de 800 segredos de preparação e técnicas de cozinha e 200 receitas básicas."

Fizeram uma sinopse tão modesta para a "bíblia" da Le Cordon Bleu (escola de culinária mais prestigiada do mundo). Este livro é MARAVILHOSO!!!! Quem domina todas estas técnicas realmente pode se dizer um chef .O livro merece 5 estrelas! 10 estrelas ! 1000 estrelas!!!






"Com mais de 500 páginas o mestre Alex Atala compôs uma verdadeira obra de arte culinária."

Outra vez economia de letras....Concordo que ele é um mestre e que o livro é uma obra de arte .Mas não é só isso.Alex Atala é uma ilustre personalidade da gastronomia mundial , ele está levando o nome do Brasil para o mundo todo, executa com perfeição a cozinha nacional e neste livro mostra ideias geniais de como utilizar ingredientes únicos.Os comentários e dicas sobre a organização da cozinha de um restaurante é algo que deve ser lido várias vezes.Não posso esquecer de comentar que as fotos são lindas, a impressão é linda, o acabamento é lindo e além de tudo isso, ele traz um pequeno livro anexado à contracapa com todas as receitas que estão no livro grande, facilita demais.






Fazer pães é quase um pequeno milagre,  misturando água, farinha e fermento damos origem a um lindo e cheiroso pão!! Este livro tem receitas incríveis para serem feitas na máquina de pão ou da maneira tradicional exercitando o "muque". Têm pães doces, salgados, festivos, rústicos e até sem fermento.







Eu adoro este livro.Ele é uma espécie de curinga,  têm receitas simples porém com ingredientes marcantes e facilmente encontrados. Traz  receitas de carnes, saladas, sobremesas.É a comida japonesa além do sushi.





lanches

"Lanches deliciosos, refinados e simples de fazer. Mais de 60 receitas de biscoitos, bolos, tortas, crepes, mouses e bebidas tanto para o lanche das crianças quanto para a hora do cafezinho dos adultos. "
Excelente! Receitas de lanches deliciosos mesmo.O Crepe Grosso de Maça eu até já coloquei aqui.



"Simples, prática e saudável, a salada é apresentada em todas as suas variações. Mais de 60 receitas rápidas e originais para serem degustadas conforme o desejo e a ocasião: vegetarianas, com carne, peixe ou frutas. "

Este livro e o Cozinha Light, são livros que sempre que olho me pergunto: - Por que não como uma salada todo dia ? As saladas e as comidinhas light são feitas com ingredientes apetitosos.O que me falta é educação alimentar mesmo...



"Do tira-gosto à sobremesa, mais de 60 receitas originais para uma alimentação leve, saudável e equilibrada, sem excessos de gordura ou de açucar. As receitas originais propostas neste livro vão lhe mostrar que a cozinha Light pode, também, lhe proporcionar 100% de prazer."











"Kimiko Barber e Hiroki Takemura ensinam passo a passo como escolher os melhores ingredientes da cozinha oriental, como cortar os peixes, como manusear os acessórios e quais as bebidas que mais combinam com cada prato. Este livro apresenta sugestões de preparo para sushis de todos os formatos: recheados, prensados, espalhados e moldados à mão. Traz ainda informações sobre etiqueta e cultura japonesa e um guia completo com os melhores restaurantes japoneses em todo o Brasil. Ricamente ilustrado, apresenta um glossário com as palavras mais usadas na culinária japonesa."

Esta foto da capa é do sushi prensado.Eu não sabia, mas este foi o primeiro tipo de sushi ...Este é daqueles livros que contam história além de ensinar a preparar receitas.As fotos são maravilhosas e os sushis vão dos tradicionais até os surpreendentes.






"Pizzas traz mais de 75 opções criativas e fáceis de fazer. Ideal para receber os amigos e a família em ocasiões especiais e servi-los de maneira descontraída e prazerosa."


Foi quase uma catarse quando ganhei e testei as receitas deste livro.Devido a minha história de amor com a pizza, foi impossível não me apaixonar logo que comecei a ler a introdução, que conta a história de um casal que teve a idéia de fazer pizzas grelhadas.Eu adorei! Como não tenho um forno profissional estava afastada da pizza. Mas o livro ensina a usar o forno de casa, churrasqueira, frigideira etc.Tem uma receita de geléia de cebola que é inacreditável.





"Comidinhas traz receitas criativas e ingredientes inusitados. A autora do livro, e também professora de culinária, reúne opções de tapas, mezzes, antepastos, entradas e canapés deliciosos. O livro ensina a preparar pratos sofisticados, mas simples de fazer, como nachos de siri, rolinhos de pato à Pequim e merengues com chocolate branco. Traz também cardápios temáticos e sugestões de decoração para festas indianas, mexicanas, japonesas e mediterrâneas. Ricamente ilustrado, o leitor vai se surpreender com a variedade de ingredientes e a criatividade dos pratos."

Imagine o final de semana se aproximando...e aquela vontade de cozinhar algo bem gostoso vai tomando conta da alma....mas você tem em mente uma comida assim.... para "beliscar" para acompanhar amigos + bebidinhas + bate-papo a resposta está aqui !!!Receitas lindas e deliciosas! E ao final de cada receita têm indicações de acompanhamentos e sugestões de como se organizar na cozinha, e tem ainda sugestões para fazer uma " Festa Mexicana", "Festa do Oriente" etc ....muito bom!!




















"O que caracteriza a irreverência da culinária de Jaime Oliver é o uso de ingredientes frescos em suas receitas. E para não negar as raízes ele abre a porta da sua casa ao público em Jaime em casa. Da sua horta na Inglaterra saem as verduras, legumes, frutas, temperos e outros segredinhos que recheiam o livro lançado pela Editora Globo."




O cheiro do livro já me proporciona uma espécie de entusiasmo, fico como uma criança com seu brinquedo favorito. Para mim Jamie Oliver é um mestre no que faz .Ele usa receitas simples, ingredientes super simples, alguns ele mesmo plantou, e faz coisas maravilhosas. Adoro a maneira prática e irreverente que ele cozinha , seu eu fosse fazer um desafio como fez Julie Powell com Julia Child , com certeza seria Lu & Jamie!!!




"1001 comidas para provar antes de morrer apresenta os mais deliciosos, extravagantes, populares e irresistíveis sabores encontrados na culinária de todo o mundo.
Com a colaboração de outros 53 especialistas, Frances Case selecionou 1001 alimentos notáveis por seu sabor, aroma ou textura e os reuniu neste guia gastronômico de dar água na boca.
Ilustrado com belas fotografias, este livro traz descrições detalhadas de cada alimento, indicando seu local de origem, sua história, as características que o tornam especial e a melhor forma de prepará-lo para que seja apreciado com toda a reverência que merece."



Uma delícia de ler, cultura gastronômica de primeira! Do Dropes de Alcaçuz ao Langostim-Australiano passando pelo Vinagre Balsâmico realmente dá vontade de provar tuuudo !!





"Uma autêntica família indiana convida o leitor a conhecer a riqueza do seu patrimônio gastronômico.
Uma maneira lúdica e saborosa de descobrir a cozinha de uma região do mundo."



O livro é fantástico,quase dá para sentir o aroma dos temperos.Cada receita tem uma história que está ligada à família o que nos dá a certeza que tudo é gostoso pois é feito com muito amor e dedicação.Os ingredientes não são difíceis de se encontrar .









































Related Posts with Thumbnails