" A CULINÁRIA É A MAIS NOBRE DAS ARTES, OBJETIVA, CONCRETA, JAMAIS ABSTRATA. ESTÁ LIGADA À VIDA E A SAÚDE"
CORA CORALINA

domingo, 10 de junho de 2012

Mood Food


 A “Mood food”, também conhecida como comida da felicidade, é uma nova tendência gastronômica, que surge com o objetivo de melhorar o estado de ânimo dos comensais através de uma alimentação saudável e equilibrada. Afinal, a comida deve ser prazer e saúde, mas também deve ser ânimo. E há uma série de alimentos que contribui, e muito, para essa tarefa.
Os primeiros alimentos etiquetados como mood food apareceram no Japão, em meados da última década. Longe de ser uma moda passageira, eles são o seguinte passo da chamada revolução da alimentação saudável, que é mais facilmente observável nos países ocidentais. 
Com a mood food, já não se trata simplesmente de comer bem, é ter consciência de que o que você come influi no seu humor (e não só na saúde). Há uma série de alimentos benéficos para o organismo humano, tais como os ácidos graxos essenciais ômega 3 ou 6, o bifidios ativo, o ácido oleico, o I-casei, etc. Além disso, outros alimentos têm efeito sobre algumas substâncias do cérebro responsáveis de equilibrar os estados emocionais, como por exemplo o triptófano, que ativa a produção de serotonina. Essa última é a responsável pelas emoções e pelo humor. 
É por isso que a dieta mood food já é uma forte tendência nos eventos de catering, principalmente entre os clientes mais preocupados com o seu bem-estar. As empresas de buffet montam o menu utilizando uma série de alimentos que contam com as referidas propriedades que atuam no humor de uma pessoa, trabalhando com a idéia de um cardápio em prol da felicidade.
Geralmente, os alimentos mais doces são vistos como os que mais proporcionam prazer, em parte devido ao fato de que um correto nível de glicemia (açúcar no sangue) é fundamental para manter o bom humor e garantir o correto funcionamento do nosso cérebro.
Entretanto, a lista de alimentos capazes de combater a tristeza e o mal-estar é larga. Entre os alimentos que devemos incluir na nossa dieta para melhorar o humor estão:
  • lentilhas: tem um alto teor de ferro, vitamina B9 e fibra. São excelentes para combater a anemia e melhorar o humor.
  • banana: se caracteriza por ter um alto teor de dopamina, também conhecida como hormônio do prazer. A presença de magnésio e potássio ajuda a melhorar as transmissões nervosas e a vitamina B6 ajuda a regularizar os receptores hormonais.
  • chocolate: uma das grandes fontes de prazer é o inconfundível sabor do chocolate. Seu teor de magnésioreduz o stress e relaxa o sistema nervoso, aumentando também o nível de serotonina.
  • açúcar: em quantidades moderadas tem efeito benéfico para o organismo, incidindo sobre o comportamento. Ativa o funcionamento do cérebro e produz altos níveis de serotonina.
  • leite: rico em triptófano e cálcio. Favorece o bom-humor e melhora o funcionamento do sistema nervoso.

Um comentário:

  1. Olá! Parabéns pelo trabalho aqui no blog. Quero aproveitar para convidar você e seus seguidores para participar de um concurso culinário que vai premiar a melhor receita culinária com um kit Plasútil e Apostilas de Gastronomia. O prazo para envio da receita com foto é dia 29 de maio. Mais informações acesse : http://migre.me/eonmS

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails